Terapia de Casal

Por que terapia para casais?

Quando o amor não é mais suficiente para manter o casal unido…
Muitos casais procuram auxílio quando, apesar do sentimento que os une, há discussões, desacordos e motivos individuais que afetam a relação.

Veja abaixo como a terapia de casal pode lhe ajudar:

  • Melhorar a comunicação Quando o casal substitui a conversa por discussões e brigas, a terapia de casal auxilia na criação de diálogos que permitem maior compreensão das necessidades e expectativas de cada um.
  • Questões sobre o relacionamento Problemas diversos que surgem na rotina do casal como divisão do trabalho doméstico, desacordos com relação à criação e socialização dos filhos, disposição de bens, dívidas, gastos de subsistência ou ainda questões relacionadas à vida sexual, podem gerar desgastes no relacionamento. A intervenção profissional e a disposição do casal em ampliar o diálogo pode ser o caminho para que estabeleçam acordos que beneficiem ambos, sem que um se sinta prejudicado ou sobrecarregado em relação ao outro.
  • Experiências de vida Os relacionamentos têm diversas cores e isto acontece porque cada pessoa tem sua própria experiência, uma lente própria para interpretar o mundo. A relação afetiva entre duas pessoas é enriquecedora quando cada um se permite ampliar a própria visão através da existência do outro.

Terapia familiar

Por que terapia familiar?

As famílias atualmente podem ter diferentes configurações, mas permanecem sendo um espaço de cuidado mútuo, que propicia crescimento e desenvolvimento de seus membros.

Disponibilizamos profissionais especializados em Terapia Familiar que podem orientar as famílias em suas relações.

  • Base familiar A família é a primeira e mais importante rede social da qual o indivíduo participa. É a base para todas as relações interpessoais e sociais que a pessoa irá estabelecer ao longo de sua vida. É importante que o núcleo familiar propicie uma base segura de desenvolvimento aos seus membros, pois essa relação primordial irá reverberar não só nos indivíduos, mas na sociedade como um todo.
  • Discussões acerca da formação familiar As pessoas herdam de seus antecedentes valores, hábitos e costumes. Na constituição de uma nova família, é necessário que cada um ajuste seu próprio legado a um modo de viver e conviver próprios do casal que se forma. Esse processo muitas vezes é permeado por incompreensões, provocando brigas e conflitos. Entendemos que é através do diálogo que o casal poderá construir os valores que farão parte da família que se inaugura.
  • Comunicação O terapeuta familiar visa trabalhar a comunicação para que as pessoas sintam-se seguras ao expressar seus sentimentos, ideias e emoções, sem medo de serem reprimidas ou mal compreendidas. Dessa forma, o processo de terapia familiar além de favorecer uma melhor interação e colaboração entre seus membros, também propicia o autoconhecimento.
  • Processo de descoberta Durante o processo de terapia, os membros da família, que antes não conseguiam entrar em acordo, passam a partilhar seus sentimentos, expectativas e desejos. É a oportunidade que se cria para que cada um possa ser aceito na expressão de sua individualidade.
  • Valorização da família Sendo a família a primeira rede social em que a pessoa é integrada e onde constrói a base para se relacionar social, profissional ou afetivamente com outras pessoas, entendemos que cuidar dessa rede primária é fundamental, pois ela influencia em todos os setores da vida do indivíduo.